quinta-feira, 17 de março de 2011

Quem é o pai dessa criança?

Hoje vou falar sobre a questão da mediação nas redes sociais. As redes sociais, como todos sabem, são um ambiente aberto e muito propício para relacionamentos, para promoções, para divulgações...e assim por diante. E isto pode ser de uma marca, um conteúdo ou mesmo para o publico em geral.

Venho desde julho do ano passado acompanhando as formas com as quais os canais desempenham esse papel de divulgação nas redes e quando pergunto no titulo do post quero chamar a atenção para um fato muito comum que acontece em vários perfis institucionais. Existe um conflito aberto entre as áreas de marketing e de relações publicas das empresas, afinal, quem deve desempenhar o papel de “mediador” das redes sociais?

Vocês já se deram conta do que pode integrar uma rede social, quem pode estar lá? Imaginaram o tamanho da “teia” que se forma e os tipos de relações: empresa e seus clientes, empresa com seus fornecedores, empresa com seus funcionários, e ainda com a concorrência. Tudo isso faz parte de um mesmo bolo, em um mesmo meio de comunicação. Complicado, não?

Por isso a mediação de redes sociais, ou seja, definir quem, como, quando e de que forma responder, se “mover” ou interagir nas redes sociais é algo extremamente importante, além de ser um tema complexo. Como dissemos: é difícil definir quem deve ser o “pai dessa criança” ou o responsável por esse posicionamento!

O que podemos tomar como lição é que esse posicionamento deve ser feito com cautela e por meio de passos que devem ser muito bem pensados. No final e afinal, o bom senso é que deve prevalecer!

O assunto ainda rende mais alguns post, então vou parar por aqui. Continuamos com as relações na mídia social em outros posts.

É isso, abraços e até a próxima!

publicado no Portal do Canal em 17/03/2011, AQUI

Do "Pense Bem" às redes sociais

Olá pessoal! Eu sou o Tomas Lombardi e a partir de hoje estarei nessa nova área dentro do Portal do Canal trazendo opinião, números e curiosidades sobre as redes sociais, procurando levantar temas para discussão sobre como esse novo modo das empresas se comunicarem se reflete no mercado de vendas indiretas. E vamos falar também sobre Internet.

Para se ter uma ideia da abrangência das redes sociais, dos 81 milhões de internautas brasileiros, algo como 85% deles ou 68.850 milhões são usuários das redes. E todos os analistas comprovam que o brasileiro gosta de se expressar e de navegar neles.

Mas, para início de conversa e não parecer mal educado neste nosso primeiro encontro, deixe eu me apresentar melhor. Sou da geração Y e isso tem muita relação com as redes sociais e com a Internet, afinal sou um nativo da rede, crescendo junto com ela.

Como definido pela Vania Ihara, também colunista do Portal, em seu artigo "Mobilidade e a geração Y": “A geração Y é formada por jovens nascidos entre 1983 e 1994 e que, no momento em que a Internet surgiu, ainda eram bebê, crianças ou, no máximo, pré-adolescentes”.

Isso mesmo, meu primeiro contato com tecnologia, que eu me lembre, foi o que gerou o titulo desse primeiro post, o Pense Bem. Vocês se lembram? Era um brinquedo que tinha uma interação bem legal com a criançada – da época, claro. Hoje, as crianças atuais provavelmente o achariam bobo com suas “musiquinhas”, mas é como começou a minha relação com a tecnologia. Dali para o primeiro computador e por aí vai..

Já passados bons 20 anos da época do Pense Bem e atuando no contato do Portal do Canal com as redes sociais desde julho do ano passado, tive a oportunidade de acompanhar o movimento dos canais nessas redes. A partir dessa experiência é que falarei das relações e formas de comunicação entre as empresas, especialmente as de tecnologia e os canais de vendas indiretas, e seus parceiros e mesmo junto ao consumidor final.

Gostaria de agradecer a oportunidade, espero poder ajudar a todos e conto com vocês para que esse blog tenha muita vida, mesmo que virtualmente. Fiquem a vontade para questionar, sugerir, reclamar, opinar etc, certo?

publicado no Portal do Canal em 02/03/2011, AQUI

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Benefícios ao bom pagador?

Embora ainda confuso, projeto de lei passou pelo Senado e aguarda sanção do presidente Lula

Projeto para beneficiar quem paga suas contas em dia foi aprovado pelo Senado. Com o cadastro, o governo espera desonerar a carga dos juros, tão alta, praticadas pelas instituições financeiras que usam a inadimplência para justificar o abuso.

Ainda não está claro como será a implementação, pois o projeto não diz como deve ocorrer o cadastro, apenas que cabe ao consumidor informar aos sistemas de proteção de crédito as características e o cumprimento das obrigações assumidas.

O governo diz que a regulamentação do cadastro, ainda sem data definida, uma vez que não há consenso sobre todos os pontos, será feita por meio de decreto ou medida provisória.

publicado no Portal do Canal em 10/12/2010, AQUI

Volume de venda sobe, mas o faturamento não

Guerra entre os fabricantes de computadores faz o preço cair e quem ganha é o consumidor

O jornal Folha de São Paulo publicou, em matéria intitulada “Indústria de PCs vive guerra de preços” do dia 09/12/10, um levantamento da consultoria IT Data que mostra a diferença entre o aumento das vendas de PCs e o faturamento.

A pesquisa mostra que o aumento elevará o número de máquinas vendidas para 13,5 milhões, alta de 20% se comparado ao ano de 2009. No lado do faturamento a consultoria diz que chegará a R$ 20 bilhões, aumento de 4% comparando ao ano anterior.

O vilão, segundo apontam os especialistas, pode estar na entrada da marca Acer, que atua principalmente no mercado de notebooks, que forçou a queda das margens em aproximadamente 67%. "Há uma busca desenfreada por consumidores, o que exagerou a competição", diz Helio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

Já para Pedro Luiz Roccato da consultoria Direct Channel o cenário pode ficar ainda pior para os fabricantes com a entrada de um novo competidor nessa briga: “Essa tendência de achatamento das margens e aumento da competitividade será ainda mais intensificado com a proximidade de preços praticados entre netbooks e notebooks, além do novo personagem nesse cenário que acaba de chegar às lojas: o i-Pad o tablet da Apple".

Agora, nessa briga, a vez é dos consumidores, cabe a eles decidir além da marca qual o modelo mais lhe agrada: o consolidado PC, o guerreiro Notebook, o sobrevivente Netbook ou o novo, que se mostra, bom de briga Tablet.

publicado no Portal do Canal em 10/12/201, AQUI