sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Volume de venda sobe, mas o faturamento não

Guerra entre os fabricantes de computadores faz o preço cair e quem ganha é o consumidor

O jornal Folha de São Paulo publicou, em matéria intitulada “Indústria de PCs vive guerra de preços” do dia 09/12/10, um levantamento da consultoria IT Data que mostra a diferença entre o aumento das vendas de PCs e o faturamento.

A pesquisa mostra que o aumento elevará o número de máquinas vendidas para 13,5 milhões, alta de 20% se comparado ao ano de 2009. No lado do faturamento a consultoria diz que chegará a R$ 20 bilhões, aumento de 4% comparando ao ano anterior.

O vilão, segundo apontam os especialistas, pode estar na entrada da marca Acer, que atua principalmente no mercado de notebooks, que forçou a queda das margens em aproximadamente 67%. "Há uma busca desenfreada por consumidores, o que exagerou a competição", diz Helio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

Já para Pedro Luiz Roccato da consultoria Direct Channel o cenário pode ficar ainda pior para os fabricantes com a entrada de um novo competidor nessa briga: “Essa tendência de achatamento das margens e aumento da competitividade será ainda mais intensificado com a proximidade de preços praticados entre netbooks e notebooks, além do novo personagem nesse cenário que acaba de chegar às lojas: o i-Pad o tablet da Apple".

Agora, nessa briga, a vez é dos consumidores, cabe a eles decidir além da marca qual o modelo mais lhe agrada: o consolidado PC, o guerreiro Notebook, o sobrevivente Netbook ou o novo, que se mostra, bom de briga Tablet.

publicado no Portal do Canal em 10/12/201, AQUI

Nenhum comentário: