quinta-feira, 17 de março de 2011

Quem é o pai dessa criança?

Hoje vou falar sobre a questão da mediação nas redes sociais. As redes sociais, como todos sabem, são um ambiente aberto e muito propício para relacionamentos, para promoções, para divulgações...e assim por diante. E isto pode ser de uma marca, um conteúdo ou mesmo para o publico em geral.

Venho desde julho do ano passado acompanhando as formas com as quais os canais desempenham esse papel de divulgação nas redes e quando pergunto no titulo do post quero chamar a atenção para um fato muito comum que acontece em vários perfis institucionais. Existe um conflito aberto entre as áreas de marketing e de relações publicas das empresas, afinal, quem deve desempenhar o papel de “mediador” das redes sociais?

Vocês já se deram conta do que pode integrar uma rede social, quem pode estar lá? Imaginaram o tamanho da “teia” que se forma e os tipos de relações: empresa e seus clientes, empresa com seus fornecedores, empresa com seus funcionários, e ainda com a concorrência. Tudo isso faz parte de um mesmo bolo, em um mesmo meio de comunicação. Complicado, não?

Por isso a mediação de redes sociais, ou seja, definir quem, como, quando e de que forma responder, se “mover” ou interagir nas redes sociais é algo extremamente importante, além de ser um tema complexo. Como dissemos: é difícil definir quem deve ser o “pai dessa criança” ou o responsável por esse posicionamento!

O que podemos tomar como lição é que esse posicionamento deve ser feito com cautela e por meio de passos que devem ser muito bem pensados. No final e afinal, o bom senso é que deve prevalecer!

O assunto ainda rende mais alguns post, então vou parar por aqui. Continuamos com as relações na mídia social em outros posts.

É isso, abraços e até a próxima!

publicado no Portal do Canal em 17/03/2011, AQUI

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