segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quem não comunica se "trumbica"

Se você é usuário do Twitter você provavelmente já ouviu falar em Trending Topics, TTbr, TTworld, além de varias outras expressões. Agora se você não está familiarizado com essa onda você praticamente não tem ideia do que se tratam tais afirmações!

E se acrescentarmos, ainda mais termos como: followers, timeline, fail, fake, baleiar, @s, #s, RT, reply... Esquisito, né?

Pois é, hoje o assunto do meu post, como vocês já devem ter percebido é sobre essa nova linguagem, ou melhor, essas novas palavrinhas que sempre aparecem quando algo novo é criado.

Como disse no post “Quem é o pai dessa criança?”, onde eu falava sobre quem deveria mediar as redes sociais, se seria a área de marketing ou a de relações públicas de uma empresa – não lembra vai lá e volta. Agora chamo a atenção sobre a forma que devemos usar a linguagem, o modo de apresentação e ainda quem queremos atingir.

Será que o nosso público esta apto a esse meio de comunicação tão singular e as vezes tão restrito, com tantas particularidades? Será que nossa mensagem está sendo direcionada da melhor forma?

Entendeu? Complexo? Pode ser, e muito! Cabem gírias? Podemos usar a escrita da Internet, aquela das abreviações ao extremo tipo: vc, bj, abs, t+, e assim vai? Depende!

Embora seja difícil balizar aonde chegará nossas ações estratégicas, e na rede isto muitas vezes vai além de onde conseguimos enxergar, essas ações se feitas de uma maneira clara e bem feita trazem muitas vantagens e são extremamente positivas.

Para exemplificar, cabe campanha de vacinação da terceira idade e de recém nascido na Internet? Eu digo que cabe! Por que embora esses dois grupos sejam, ainda, meio alheios a essa tecnologia, eles não estão sozinhos no mundo.

Muitas vezes seu publico pode não ser informado por aqui, pelo computador propriamente dito, porém, a terceira idade tem netos e filhos, que usam essa ferramenta com muito mais voracidade, assim como os recém-nascidos tem pais que se informam por aqui. Então, ao pensar em algo para ser difundido pela Internet, devemos pensar sempre em fazer o mais amplo e abrangente possível no que diz respeito à linguagem para que chegue ao seu devido destinatário!

Para ilustrar melhor esse papo, eu vou linkar - viu como existe um linagujar própro - nossa conversa com um vídeo do humorístico Comedia MTV, da turma do Marcelo Adnet, programa veiculado na MTV Brasil, onde eles criaram uma música usando apenas termos do twitter.



Ah...e eu vou mostrar esse vídeo para a minha mãe, afinal ela gosta tanto ou mais de comedia do que eu! E se ela não entender nada? Eu explico, né?

Ps A frase do título, segundo o Claudio Ferreira, foi proferida - bonito, não - pelo comunicador televisivo Chacrinha, o precursor do Faustão e do Gugu!

Publicado no Portal do Canal em 15/06/2011, AQUI

Nenhum comentário: