segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Google+...mais o quê?

Você conhece o Google+? Para quem ainda não sabe, no ultimo mês, ainda em fase de testes, o Google lançou o Google+, a sua mais nova ferramenta. E na aparência da "criança", ele guarda muitas semelhanças com o vizinho, o Facebook, e isso não podemos negar.

Compartilhamento da vida real, repensado para a web. Com esse novo mote a empresa tenta correr contra o tempo e voltar ao topo das redes sociais, mesmo dizendo que esse novo "filho" não é uma rede social, e sim uma ferramenta de compartilhamento! Ah, tá, como aquele "banco que não parece banco", ok?!

Com algumas funcionalidades novas e com outras já conhecidas pelo público, a maior novidade está na estrutura da busca. Com o "botãozinho" +1, que vocês já devem ter notado em várias páginas da web, a empresa esta tentando criar o que ela chamou de "busca social".

Se antes a busca era hierarquizada de acordo com algoritmos do Google, agora a empresa garante que quanto mais cliques no botão +1 mais relevante é o assunto e mais ao topo vai ficar.

Veja algumas promessas de funcionalidades - tiradas do próprio site:

Círculos: você compartilha coisas diferentes com pessoas diferentes. Mas compartilhar as coisas certas com as pessoas certas não deveria ser uma complicação. Com os Círculos, fica fácil colocar seus amigos da "balada" em um círculo, seus pais em outro e seu chefe em um círculo só dele, exatamente como na vida real.

Sparks: lembra quando seu avô recortava artigos de jornal e mandava para você? Era tão bom! Isso é, mais ou menos, o que o Sparks faz: procura vídeos e artigos de que você possa gostar para que, em seu tempo livre, você tenha sempre algo para assistir, ler e compartilhar. Seu avô ia gostar.

Hangouts: encontrar com amigos é uma das coisas mais legais de sair por aí. Com o hangouts, os encontros inesperados acontecem na web pela primeira vez. Avise aos amigos que você está on-line e veja quem aparece para um chat por vídeo. Até aperfeiçoarmos o teletransporte, não há nada melhor.

Agora é esperar para ver se o "bicho" pega corpo, e ficar de olho se tudo que esta nos croquis chegará ate a arte final, com toda essas funcionalidades prometidas “rodando redondinhas”. Estarei aqui observando e comentando.

Ahn, e o Google garante que o irmão mais velho do Google+, o Orkut não morreu e não morrerá, permanecerá com atualizações semanais.

É isso e até a próxima!

Publicado no Portal do Canal em 21/07/2011, AQUI

Nenhum comentário: