quinta-feira, 2 de junho de 2011

Depois das compras coletivas, o social commerce

Você está nas redes sociais? Gosta de comprar on line? Receber informações sobre produtos e serviços? Gosta de compartilhar ou apenas indicar produtos e serviços com os quais você teve uma boa experiência? Sim? Não? Pois fique sabendo que essa é a nova ferramenta das empresas para alavancar as vendas de seus produtos.

Segundo pesquisa divulgada pela consultoria Booz & Company, as vendas nas redes sociais, nesse ano, devem fechar em U$ 5 bilhões, e isso é só o começo. O mesmo documento indica que esse número deve aumentar e muito. Já no próximo ano esse valor deve dobrar e a estimativa é que em 2015 chegue aos U$ 30 bilhões.

Essa novidade vem recebendo o nome de “social commerce” e vem na onda dos já estabelecidos sites de compras coletivas, que saíram de poucos no início de 2010 aos milhares no final do ano no Brasil.

Por aqui, o “social commerce” ainda é bem tímido, mas existe muita esperança de que o novo negócio caia no gosto do povo brasileiro, que não é necessário dizer o quanto gosta da modalidade e gasta tempo e dinheiro com a rede.

O lance aqui está em como as empresas deverão se atualizar para não perder essa nova possibilidade! Afinal, se essa ferramenta for bem usada, ela tem possibilidades exorbitantes para a publicidade. Especialmente a publicidade espontânea, aquela que o cliente faz por conta própria apenas por ter sido bem atendido ou por se identificar ou por N outros motivos como o produto, marca...marketing que é considerado, por muitos publicitários, como uma das melhores formas de se obter propaganda.

Imaginem, por exemplo, uma compra monitorada pelo facebook com todos os contatos do seu cliente compartilhando a experiência, no qual todos eles terão como saber se a entrega do serviço ou produto foi realmente satisfatória. Uma oportunidade que tem seus riscos, mas que ainda assim é uma oportunidade.

Bom, a novidade está chegando por aqui e eu vou ficar de olho, será que vai pegar?

Publicado no Portal do Canal em 11/05/2011 , AQUI

Nenhum comentário: